SIGNIFICADOS

  Abelha
No Egito antigo, a abelha simbolizava indústria e fartura. Por causa das abelhas subirem ao céu, elas representam a alma tanto na mitologia grega quanto na tradição muçulmana.
Âncora
Manter os pés no chão; Para os marinheiros em geral uma âncora simboliza segurança, um abrigo seguro, o caminho de volta para casa. No plano espiritual a âncora representa a salvação e a esperança.
Águia
Associado com os deuses do poder e da guerra. Também eram associadas com o culto ao sol. Os romanos acreditavam que elas voavam mais alto que qualquer outro pássaro e as chamaram de pássaro tempestade e as fizeram sagradas para júpiter, sempre foi vista como um pássaro de grande poder e sabedoria.
Andorinha
Ave migratória que parte no inverno mas que tem assegurado o seu retorno no verão. É um símbolo do eterno retorno, das situações cíclicas que desde o início sabemos o final, posto que são repetitivas.
Anjo
Do latim angelu e do grego ággelos, mensageiro; Figura de proteção e orientação.
Ankh
O ankh pode ser visto como um símbolo de vida e fertilidade.
A alça oval que compõe o ankh sugere um cordão entrelaçado com as duas pontas opostas que significam os princípios femininos e masculinos, fundamentais para a criação da vida. A linha vertical que desce exatamente do centro do laço é o ponto de intersecção dos pólos, e representa o fruto da união entre os opostos.
Aranha
É um símbolo triplo pois evoca as idéias de Peçonha e agressividade ao representar a ação deste inseto, o de criação ao representar a capacidade construtiva da teia e a da própria teia, como forma de centro geométrico. Para mitologia Ariadne associa a aranha diretamente com o símbolo do labirinto. Símbolo da busca do eu interior. Na índia é considerada como símbolo da Ordem Cósmica, assim como a tecelã (maya).
Arco-íris
Representa a ponte entre o humano e o divino.
Para os hebreus é a aliança de Deus com seu povo;
Para os chineses, a ponte de União entre o céu e a terra;
Para os gregos, é a representação de Íris (etimologia), a mensageira dos deuses.
Os budistas o consideravam como sendo símbolo do nascimento de uma divindade.
Em Gênesis 9:13 encontramos um paralelo entre o Arco-íris e a aliança (anel) como símbolo de compromisso: “O meu arco tenho posto nas nuvens; este será por sinal da aliança entre mim e a terra.” Na Irlanda existe uma lenda que associa o arco-íris ao pote de ouro dos duendes.
Balança
É um símbolo da justiça, que é associado à deusa Têmis, filha de Urano com Gaia.
É considerado o símbolo do signo zodiacal de Libra.
Existe ainda uma associação entre a balança e a morte, pois no Egito a alma dos mortos era pesada por Thot numa balança, em cujos pratos eram colocados uma pluma e o coração do falecido. Se o prato em que estava o coração fosse mais pesado do o que continha a pluma, o morto era considerado como sendo culpado por seus pecados.
Batalha Real
Representa as forças se opondo travando o combate. As imagens mais freqüentes usadas são aquelas de um pássaro de rapina, tal como uma águia, que represente o sol, o céu, e os do paraíso, tal como uma serpente que represente a terra e a água. Estes dois junto (embora às vezes com outras adições animais) representam as forças da criação e da fertilidade e as forças da natureza que estão sempre na oposição, sempre no contrapeso.
Borboleta
Na cultura greco-romana, assim como na egípcia, acreditava-se que a alma deixava o corpo em forma de borboleta. A palavra psique, em grego, quer dizer ao mesmo tempo espírito e borboleta. Nos afrescos de Pompéia, a psique é representada por uma criança com asas de borboleta.
O simbolismo da metamorfose também é muito importante. Significa a transmutação, a evolução de um estado para outro. Assim como o símbolo do sair do casulo. Associado muitas vezes com a maturidade do ser.
Búfalo
Na mitologia Nativa Americana, o búfalo simboliza abundância. A estátua também é associada com liderança.

Carpa
Símbolo de aspiração, mudança e do avanço: coragem, habilidade de alcançar objetivos elevados, e superar dificuldades da vida. A lenda diz que, a Carpa tinha que atinguir a fonte do Huang Ho (Rio Amarelo), que atravessa todo o continente chinês, na época da desova, sendo necessário nadar e saltar vales cheios de cascatas até à montanha Jishinhan. Diz-se que se a Carpa conseguir subir pela cascata Longman Falls (Portão do Dragão), ela se transformará em dragão. Em tatugens a carpa a subir significa força para alcançar os objetivos, determinação em superar um obstáculo, e a descer significa que os objectivos foram alcançados.

Cavalo
Psicologicamente o cavalo é símbolo da natureza instintiva, é a energia que apóia o ego consciente sem que esse perceba, a energia que gera o fluxo da vida e que dirige nossa atenção para as coisas, influenciando nossas ações através de uma motivação.

Cavalo-marinho
Como outras criaturas do mar, simbolizam a vida do oceano. O cavalo-marinho simboliza o poder do mar ou a bravura no mar, no ambiente do mar representa a força de cavalos reais.

Caveira
Não é simplesmente um símbolo do humano, ele é preferivelmente um símbolo direto da morte humana. Muitas culturas adoraram realmente as caveiras como as fontes do poder, indicadas como troféus de guerra, e como cálices para bebidas sagradas. Muitas figuras religiosas são ligadas com o simbolismo da caveira também incluindo os deuses Hindus Kali e seu marido Shiva que ambos são adornados com grinaldas de caveiras. No Cristianismo, o local da crucificação é sabido como Golgotha, a palavra Aramaica para caveira.

Cobra
Simboliza uma força inconsciente da natureza que não é boa nem má, seu estado ainda é indiferenciado e corresponde à base do instinto e da impulsividade natural.
Psicologicamente pode ser considerada como um símbolo do falo e possui conotações sexuais simbolizando a existência de conflitos eróticos quando a imagem aparece em sonhos.

Coração
Símbolo eterno de amor, romance, e a mesma força dentro de tudo na vida do ser humano; Também como símbolo de amizade, coragem, laços românticos, ou qualquer expressão emocional.

Coração com punhal
Está relacionado a algum fato da vida que trouxe muita magoa ou até mesmo que foi uma ocorrência de natureza trágica, como a morte de um ente querido. Uma mão segurando o coração e também apunhalada, por exemplo, mostra uma cena que foi feito algo para que esse fato trágico não acontecesse, já uma mão segurando o punhal representa a convicção de que tal fato tinha que acontecer e o não arrependimento de ter ocorrido, como se a mão estivesse assassinando determinado sentimento.

Corvo
Um presságio do mal ou o lado escuro do psíquico, eles não tiveram sempre esta associação. No Japão e na China é um símbolo da afeição da família. É, entretanto, um pássaro de rapina e neste respeito era afiliado com os deuses como seu mensageiro, especialmente nos termos de trazer a morte.

Crocodilo
Símbolo da abundância, que é considerado como sendo o senhor do mundo subterrâneo.
No Egito, é um símbolo dos defuntos.

Cruz Solar
A cruz solar é provavelmente o símbolo espiritual o mais antigo no mundo, aparecendo na arte religiosa asiática, americana, européia, e indiana. Representa o calendário solar e seus movimentos, marcados pelos solstícios (a swastika é também um formulário da cruz solar, enfatizando o movimento.)

Cruz celta
Cruz da roda ou Cruz do anel, começou a aparecer na Europa durante a idade média, tipicamente um Símbolo ornamentado ao cristianismo, derivou-se de uns símbolos provavelmente pagãos muito mais adiantados. No fato, estas imagens pagãs simples foram associadas com a fertilidade, estando a cruz relacionada ao Masculino e o círculo a uma fêmea.

Cruz de Jerusalém
Descrito às vezes como uma cruz potente uma cruz de braços iguais. Os peregrinos à cidade santa usaram-na durante séculos como forma de comemorar suas viagens.

Cruz Grega
Cruz ortodoxa Grego-Russa (sabida também como a cruz Russa) foi usada primeiramente por artistas Bizantinos. A barra acima do membro de cruzamento principal representa a inscrição abreviada colocada pelo romano Pilatos que leu INRI (Iesus Nazarenus Rex Iudaeorum, Latim para Jesus de Nazareth, rei dos Judeus). A origem do feixe diagonal pequeno é um descanso dos pés de Jesus; e o terremoto que ocorreu depois que sua morte o desalojou; representa o salteador em seu lado direito que com ele subiu ao céu, ele simboliza o santo principal da Rússia.
Dragão
A palavra dragão é originária do termo grego drakôn, usado para definir grandes serpentes. Os dragões assumem, em cada cultura, uma função e uma simbologia diferentes. Onde quer que apareçam, sua força e poder eram supremo, se usado como proteção; Ou uma força para não ser superada.

Elefante
Na Ásia, o elefenté é a montaria dos reis. Simboliza, dessa forma, o poder de reger. A paz e a prosperidade são o efeito desse poder estabelecido. É o símbolo de estabilidade e imutabilidade. A ioga costuma atribuir o elefante a um dos chakras (muladhara), que corresponde ao elemento terra. Na África, simboliza a força, a prosperidade, a longevidade e a sabedoria.

Elfo
São descritos como seres belos e luminosos, ou ainda seres semi-divinos, mágicos, semelhantes à imagem literária das fadas ou das ninfas.
Eram divindades menores da natureza e da fertilidade. Os elfos são geralmente mostrados como jovens de grande beleza vivendo em florestas, sob a terra, em fontes e outros lugares naturais. Foram retratados como tendo longa vida ou imortalidade, e com poderes mágicos.

Esfinge
Esfinge é uma imagem antropomórfica de um leão estendido com a cabeça de uma ovelha, de um falcão ou de uma pessoa, criada pelos egípcios, com traços da cultura importada da mitologia grega e babilônica.
Etimologicamente a palavra esfinge deriva do grego sphingo, querendo dizer estrangular.

Estrelas
O significado de uma tatuagem de estrela é amplo e variado. Podem representar a sorte em forma de amuleto ou patuá, simbolizando a estrela-guia que protege e conduz.
Uma estrela pode também ter conotação religiosa, como é o caso da estrela de David e dos pentagramas usado na magia negra.

Espada
É um símbolo do guerreiro, mas principalmente de um guerreiro de virtude, e da justiça. Tem sido por muito tempo um símbolo do poder, e em algumas culturas a habilidade com a espada foi considerada um formulário de arte.

Fada
Símbolo da inocência jovial e/ou um desejo para reter a criança que fomos um dia sempre desafiando a imaginação, combatendo o temor dos dias que se seguem. A palavra fada, derivada do fata em “latin” tem o significado (destino), ligando-se assim a freqüentemente natureza imprevisível do presente e decepções que eles nos trazem, fazem com que a fada seja um amuleto para que nosso presente se torne estável e os inconvenientes sejam banidos.

Falcão
Era considerado como sendo a própria encarnação de Hórus no Egito e é um símbolo masculino, solar que sobrepujou o feminino, lunar na passagem do matriarcado para o patriarcado.

Fênix
A crença na ave lendária que renasce das próprias cinzas existiu em vários povos da antiguidade como gregos, egípcios e chineses. Em todas as mitologias o significado é preservado: a perpetuação, a ressurreição, a esperança que nunca têm fim. Há um paralelo da fênix com o Sol, que morre todos os dias no horizonte para renascer no dia seguinte, tornando-se o eterno símbolo da morte e do renascimento da natureza.

Flecha
Na mitologia da Grécia e Roma, elas são usadas para simbolizar os raios solares, e representar mensagens dos Deuses a respeito de seu inevitável destino. Uma tatuagem de coração com uma flecha nos indica que o indivíduo foi alvejado pelo Deus Eros (cupido) que o destinou a amar determinada pessoa.

Flores
Flor da Cereja ou Sakura
O dispersar subseqüente das pétalas no vento, simboliza a própria vida mas não a vida em algum sentido abstrato e distante. A fragilidade da flor da cereja é a fragilidade da existência humana; seu período breve da vida; seu movimento implacável para a morte, indiferente às coisas boas deste mundo, é a morte ideal para um guerreiro samurai; e finalmente, sua beleza individual e perfeita é também nossa.

Peônia
Com suas pétalas vermelhas grandes e espalhadas, que são onduladas e delicadas nas bordas, a peônia foi chamada na Europa da flor que “levantou-se sem espinhos” e foi usada às vezes como uma maneira de consultar a Virgem Maria. Na época dos gregos antigos, ela foi associada com muitas curas populares positivas na medicina, no mundo ocidental, mantêm espíritos maus ausentes. Na china foi considerado como um símbolo da riqueza, da boa fortuna e da prosperidade. Na cultura japonesa, simboliza também sorte e até mesmo uma atitude masculina.

Rosa vermelha
Foram ligadas historicamente com o sangue e assim também a vida. Para os gregos antigos, as primeiras rosas vermelhas foram criadas para ter crescido do sangue de Adônis, amante de Afrodite, começando também uma das associações mais tradicionais da rosa vermelha usada hoje — amor e beleza.

Rosa cor-de-rosa - para a graça e o afeto;

Rosa branca - para a inocência e pureza;

Rosa amarela - para a amizade;

Rosa azul - representa um desejo de atingir o impossível;

Rosa preta - para a morte.

Videira
Revolve em torno dos aspectos naturais de alguns, videira como a planta, de uma vida vibrante e do crescimento. Em Testamentos velhos e novos, a videira é bem como a “árvore da vida”.

Flor de lótus
Flor sagrada da Índia nasce no lodo, mas não se impregna de seu limo. Justamente por isso, essa planta tornou-se símbolo da evolução espiritual, da pureza e da iluminação. Quando aparecem totalmente abertas significam expansão da visão espiritual.

Cravo
Inocência, casamento e amor. Não faltam mitos para esta flor. Símbolo de inocência e amor, o cravo também aparece no conto dos irmãos Grimm, quando um jovem transforma sua amada num cravo e a leva em seu bolso.

Crisântemo
É tida, no Oriente, como a flor da vida longa, da abundância, do estudo, da satisfação, da estabilidade e da perfeição. Emblema da nação japonesa, diz-se que crisântemo guarda o segredo da vida eterna.

Vitória Régia
É uma das mais belas do mundo. Uma índia tentou tocar a lua e caiu no rio. A lua, comovida, transformou-a numa flor, considerada a estrela das águas.

Galo
O símbolo do galo tem origem no mito de Alectrion o sentinela que avisa a chegada do sol. É considerado um símbolo do tempo, além de possuir um princípio solar, masculino, que aparenta altivez.
Segundo a psicologia os sonhos em que o ego onírico aparece representado na imagem do galo, certamente deverão estar se referindo aos aspectos de soberba da personalidade do ego vígil. Também é um reconhecido símbolo da propaganda, pois o Galo é que canta quando a galinha bota o ovo.

Gato
Os gatos sempre fascinaram os homens através dos anos da história. Eles são criaturas lunares, e estão associados a mágicas, proteção da casa e mulheres. Eles também representam a conciliação dos opostos: a pele macia e as garras afiadas.

Gavião
Símbolo da rapina, do roubo e da caça.

Golfinho
Acredita-se que os golfinhos servem como nossa conexão entre o mundo dos homens, e o mundo subaquático do mar esta conexão entre o golfinho e a humanidade conduziu a grandes compreensões e inovações, como interação de golfinho e terapia. A aprendizagem desafia e acalma o sofrimento de indivíduos com depressão severa ou angústia mental.

Gueixa
A palavra original consiste em dois kanji, (gei), que significa “arte” e (sha), que significa “pessoa” ou “praticante”. No Japão a condição de Gueixa é cultural, simbólica repleta de status, delicadeza e tradição. São mulheres japonesas que estudam a tradição milenar da arte da sedução, dança e canto, e se caracterizam distintamente pelos trajes e maquiagem tradicionais.

Hannya
Máscaras japonesas usadas por samurais em batalha; Representação da face de uma mulher com raiva e ciúme incontrolável. Que de acordo com a crença japonesa se transforma em um demônio. Símbolo de sabedoria e proteção.

Hórus
Hórus o mítico soberano do Egito, desdobra as suas divinas asas de falcão sob a cabeça dos faraós, não somente meros protegidos, mas, na realidade, a própria encarnação do deus do céu. Representa um deus celeste, regente dos céus e dos astros neles semeados, cuja identidade é produto de uma longa evolução, no decorrer da qual Hórus assimila as personalidades de múltiplas divindades.

Javali
O javali selvagem simboliza sexo em estado natural e uma natureza rebelde. Nas lendas celtas, o javali era um dos animais sagrados, mas ainda representa sexo e força de vontade.

Lagarto
É considerado como sendo um dos símbolos transcendentes de profundidade posto que combine uma atividade sub-aquática com a vida terrestre.

Leão
No cristianismo simbolizava São Marcos;
Na mitologia egípcia era um antigo símbolo da ressurreição nos rituais fúnebres; no simbolismo medieval era considerado um agente da ressurreição;
Na simbologia alquímica é a divindade que encerra em si o mistério da morte e renascimento, além de que representava o rei em sua forma pós-mortal. Ele era o guardião do mundo subterrâneo.
Quando aparece uma imagem do herói lutando com o leão é comum que se encontre desarmado posto que esse seja um símbolo de sua luta consigo mesmo. Em sonhos quando ele aparece, sabe-se que a personalidade acha-se confrontada com fortes e apaixonados desejos, paixões e afetos que se tornam mais forte que o próprio ego.
O leão é o sol inferior, uma representação teriomórfica do princípio masculino que representa a natureza ctônica, o aspecto terreno do símbolo do rei. Encontra-se ainda associado à concuspicência e ao orgulho além de ser um animal combativo, mas que pode sugerir impulsos agressivos saudáveis. Quando aparece nas imagens das deusas da lua, é uma representação da natureza voraz da deusa.

Libélula
O espírito de libélula significa que você tem que fazer um esforço para expressar suas esperanças, sonhos, necessidades e desejos conscientemente. É a essência dos ventos de mudança, as mensagens de sabedoria e esclarecimento a comunicação do mundo elementar.

Lobo
Embora seja um animal predador, é mostrado às vezes como solitário á latir na lua, muitas vezes com ou como um tema americano nativo.

Lua
Símbolo do feminino. A Lua representa renascimento, regeneração e poderes mentais.

Maori
As ilhas Polinésias (que incluem Samoa, Ilhas Cook, Ilha de Páscoa, Tonga, Polinésia Francesa, Tahiti, e Havaí, entre outras), chamaram a atenção do mundo em geral. Muitos dos desenhos de tatuagem polinésia, que são populares hoje, ganharam estima por causa de sua tradução simbólica, a história que eles contam e seus significados:
Círculo: O círculo de vida que inclui o percurso da vida em curso, sem começo e sem fim.
Coração: Indica equilíbrio emocional, amor, generosidade e compaixão.
Golfinho: um espírito livre. Um símbolo de proteção. Revela afinidade para a natureza, principalmente o mar.
Rabo de Baleia: Outro símbolo de proteção, força, sensibilidade. Demonstra empatia para questões conservadoras.
Tiki: é um Deus, que na maioria das vezes é retratado com os olhos fechados.
Conchas: Conchas representam a riqueza da cultura polinésia, muito provavelmente porque foram utilizadas como um tipo de moeda.
Tubarões dentes: Tatuagens de tubarões “dentes denotam proteção”
Tubarões: eram animais sagrados. Poderosos, tatuagens de tubarões polinésios eram muitas vezes usados como uma proteção contra inimigos.
Tartarugas: Simbolizavam fertilidade e vida longa.
Gecko: é uma espécie de lagartixa com supostos poderes sobrenaturais, e é visto pelos polinésios com medo e temor. Existem rumores de que, se um gecko verde der uma gargalhada (forma de som emitido) é um terrível presságio de doença e de má sorte.

Maçã
Significado global do pecado, do desejo de pecar, ou ainda a busca incansável pela sabedoria.

Machado
O machado sozinho simboliza o triunfo da justiça sobre a força.
O machado duplo representa sua boa vontade em ver como você realmente é. O machado duplo também foi adotado pelas feministas como símbolo de sua luta pela igualdade.

Mão de Fátima
Khamsa, o número cinco no árabe, é outro nome para a mão de Fátima, filha favorita do profeta Muhammad. Sabido durante toda a região mediterrânea e no mundo Islâmico como um sinal de boa fortuna, é usado especificamente contra o olho mal.

Mariposa
É um símbolo da força destruidora da paixão, uma vez que ela voa em torno do fogo até ser queimada. Através da simbologia da mariposa, podemos ver o oposto da paixão (fogo) enquanto criatividade.

Menina Anjo
O anjo fêmea além dos significados do anjo carrega também as qualidades da benevolência sagrada e beleza. Todos seus aspectos se encontram com nossas expectativas, como uma beleza que se aproxima da perfeição.

Menina Diabo
O diabo fêmea é conhecida também em mitos medievais. Significa súcubo. Súcubo vem de uma palavra em Latin que significa “encontrar-se abaixo.”

Morcego
No Oriente o morcego representa a longevidade e a felicidade. No oeste, o morcego significa mistério, o lado escuro do ser humano. Simboliza também a capacidade de ver a verdade e mudar o que tem de errado em si próprio. Recentemente o morcego através da figura do Batman pode representar a justiça e a capacidade de fazê-la com as próprias mãos. Justiceiro.

Mordida
Tatuagem com boca mostrando o dente, mordendo algo, ou mesmo tatuagem da pele sendo rasgada mostrando outro desenho, representa pessoas sinceras que costumam falar a verdade acima de tudo.

Olho de Hórus
Olho de Hórus ou ‘Udyat’ é um símbolo, proveniente do Egito Antigo, que significa proteção e poder, relacionado à divindade Hórus. Era um dos mais poderosos e mais usados amuletos no Egito em todas as épocas. Era usado, em vida, para afugentar o mau-olhado e, após a morte, contra o infortúnio do Além.

Olho de Hórus e a serpente
O Olho de Hórus e a serpente simbolizavam poder real tanto que os faraós passaram a maquiar seus olhos como o Olho de Hórus e a usarem serpentes esculpidas na coroa. Os antigos acreditavam que este símbolo de indestrutibilidade poderia auxiliar no renascimento, em virtude de suas crenças sobre a alma.

OM
O símbolo representa os quatro estados do subconsciente: dormindo sem sonhos, sonhando, estando acordado e satori (o estado transcendental do iluminismo).

Ossos
Representam o alicerce ou a base que sustenta. Costuma também representar a resistência, a capacidade de suportar os fardos mais pesados que a vida seja capaz de lhe dar.

Pantera
A pantera é um membro da família do leopardo e do puma e é um animal predador. Na China a pantera preta é considerada especialmente perigosa. Por causa de suas características no reino animal, tornaram-se associada com coragem superior, força, e habilidade de combate.

Pássaro
Seres que possuem asas sempre simbolizam uma viagem espiritual. O pássaro normalmente significa a liberdade, a capacidade deixar para trás uma situação ruim.

Pássaros pretos ou negros normalmente simbolizam o azar.
Pássaros amarelos significam sorte.
Pássaros vermelhos têm como simbologia o sucesso.
Pássaros azuis representam a cura de uma enfermidade tanto física quanto espiritual, representam também o mensageiro.
Pássaro branco representa a Paz.

Pavão
É um símbolo da ressurreição e do Cristo, tal qual a Fênix que também é considerada como sendo um símbolo solar.
Na mitologia grega é considerado como sendo um dos animais atribuídos a deusa Hera.
É ainda considerado como sendo um símbolo da imortalidade e da totalidade, muito embora sua imagem esteja associada à vaidade.

Pena
Na Idade Média, funcionava como uma espécie de oráculo.
Quando alguém se encontrava perdido numa encruzilhada não sabendo para onde ir, costumava-se soprar uma pena para ver qual era a direção indicada de acordo com a posição como ela caísse.
De um modo geral, as penas simbolizam pensamentos e fantasias.
Embora,para os povos primitivos elas sejam consideradas um símbolo de poder.
O cocar de penas de águia possuía uma simbologia mágica, e a coroa de penas é considerada pelos índios como a coroa radiada dos monarcas; é como se adquirissem através de seu uso, a qualidade solar da ave.

Pica-pau
É considerado um símbolo do princípio paterno. Em Roma, era tido como um “Pater Familias” e no mito de Rômulo e Remo, foi ele quem colocou o alimento em suas bocas por intermédio de seu bico.

Pimenta
A substância química que dá à pimenta o seu caráter “picante”, o ardido, é exatamente o que traz os benefícios. Representa a cura, pois a capsaicina têm propriedades medicinais comprovadas, atua como cicatrizante de feridas, antioxidante, dissolução de coágulos sanguíneos previne a arteriosclerose, controla o colesterol, evita hemorragias e aumenta a resistência física. Além disso, influencia a liberação de endorfinas, causando uma sensação de bem-estar muito agradável, representando o bom humor .
Pin-up
Transformou-se em uma febre durante a segunda guerra mundial. Pin-up transmite a apelação ao sexo simples, indo diretamente para o flerte óbvio que a faz assim atrativa.

Pomba
A graça e a beleza da pomba, combinados com sua plumagem branca pura, fizeram-lhe um símbolo favorito do amor e da ternura das épocas antigas ao presente. Também representa a paz.

As rãs de um modo geral são associadas à Mãe-Terra, além de representarem o útero.
Hécate,a deusa com cabeça de rã é uma deusa da terra, que tem poderes sobre a vida e a morte. Ela tanto é capaz de envenenar como de dar vida à alguém. As rãs e os sapos têm sido associados ainda a bruxarias, pois é comum que os encontremos como ingredientes indispensáveis nas poções mágicas.
O ato de sonhar com a rã simboliza que um determinado conteúdo inconsciente está pronto para tornar-se consciente, bastando para isso que se queira.

Raposa
Na China e no Japão, a raposa é tida como um animal feiticeiro e feminino.
Em decorrência disso, costuma-se associá-la a natureza feminina instintiva e primitiva da mulher.
Nesses países acredita-se que as bruxas, assim como as mulheres histéricas, costumam tomar a forma da raposa. Ela pode ainda aparecer simbolizando as almas penadas ou como o duplo da consciência humana.

Sereia
São entidades mitológicas, filhas do deus marinho Fórcis ou de Aqueloos e que eram divindades que se pareciam com ninfas que atraíam com seus cantos os navegadores, levando-os ao naufrágio para que fossem devorados por elas.
Habitavam os rochedos escarpados e eram metade mulheres e metade peixes.
Na mitologia germânica, eram chamadas de loreley. É um símbolo que encontra-se associado às tendências autodestrutivas e opressivas, o resultado de uma vida guiada pelos instintos; são as armadilhas criadas pelos desejos e as paixões que obstam qualquer desenvolvimento humano, pois não são fundamentadas no amor, mas no desejo de obter poder.

Samurai
Representa estar em acordo com os 10 mandamentos dos Samurais: 1) Os quatro G’s (Giri significa ‘obrigação, dever, justiça’, Gisei exprime ’sacrifício’, Gaman quer dizer ‘tolerância, perseverança, resistência’ e Gambaru exprime ‘esforço, persistência’, 2) O Ken (visão) e o Kan (conhecimento), 3) Melhoria contínua (kaizen), 4) Desprendimento (Mu), 5) Caráter, 6) Atitude mental (Mushin), 7) Confiança (Amae), 8 ) Habilidades escondidas (Ude), 9) Intuição (Haragei) e 10) Harmonia (Enman)

Sangue
Significa vida, sacrifício, ferimento, mágoa.

Sapo
No Egito Antigo centenas de sapos correndo pelos campos era o primeiro sinal que o Rio Nilo iria transbordar; então eles são associados a novos começos e fertilidade.

Serpente
Significa a regeneração. Pode ser utilizada como aquela que adoece e cura, pois o seu veneno tem ações mortíferas e farmacêuticas.

Shiva
Este deus Hindu é de uma complexidade grande. Com seus quatro braços e um de seus pés levantado na dança cósmica da criação e da destruição, é cercado por flamas retratando os mais famosos e também de uma grinalda de caveiras. É uma combinação dos opostos, destruir e dar vida, um símbolo da sensualidade e também um transporte das almas. Nesta mesma veia, é mostrado também às vezes como uma combinação do macho e da fêmea. Na cultura Hindu, sua imagem é considerada particularmente poderosa.

Sol
É símbolo da divindade primordial, da inteligência cósmica. Sua luz brilha para dissipar a obscuridade, trazendo o conhecimento.
O deus, o pai, o fogo e o sol, são sinônimos mitológicos posto que são símbolo de criação; o sol é o pai visível do mundo, o criador, fecundador.
Ele simboliza o sêmen enquanto imagem do progenitor, símbolo do princípio da paternidade, do aspecto positivo e fecundador da força vital.

Tartaruga
Por causa de sua longevidade, a tartaruga serviu freqüentemente como um símbolo para a vida longa. O escudo duro e a habilidade da tartaruga de retirar-se dela para a proteção foram associados também com a força.

Tigre
É o símbolo animal ideal da força e da ferocidade. Entre todos os caçadores felinos faz-lhe um símbolo dos guerreiros e das elites. No Extremo Oriente considera-se o rei de todos os animais. Na mitologia chinesa, considera-se às vezes o oposto do dragão.

Touro
O touro simboliza o sagrado, pode representar o céu, terra, a lua e o sol. O touro é também o símbolo da virilidade, Fertilidade, potência e força. Significando também o poder e da coragem.

Urso
Usualmente mostrado nas mitologias como a representação do homem não civilizado. Na maioria das lendas nativas americanas, o urso tem um imenso poder para fazer tanto o bem como o mal.

YIN & YANG
Originalmente o “yin” (o lado preto) e o “yang” (o branco) representaram dois lados de um vale, um na sombra e o outro no sol. Com o tempo, veio abranger todos tais contrastes ao unir-se à integralidade expressa dentro do círculo — escuro e claro, macho e fêmea, positivo e negativo, ativo e passivo, paraíso e terra. Os pontos pequenos da cor oposta em cada campo simbolizam a dependência mútua, tal que a luz e a sombra não entram em conflito e dependem um do outro para a conclusão.